quarta-feira, 28 de outubro de 2009


TERAPIA CRANIO SACRAL



Esta terapia surgiu no inicio do século passado.
A terapia crânio sacral é um tratamento através da movimentação sutil dos ossos que formam o sistema craniossacral( crânio,coluna vertebral e sacro).
Sua eficácia já foi amplamente testada, sendo reconhecida nos Estados Unidos e em diversas partes do mundo, como Inglaterra, Portugal, França, Japão e Austrália.




A terapia Crânio-Sacral trabalha na soltura, no "desmanchamento" bloqueios energéticos.


É utilizada na cura de distúrbios quer sejam eles físicos ou psicológicos. Entre os distúrbios físicos tratados por essa terapia, temos: dores de cabeça, enxaquecas, alterações na pressão arterial, dores musculares, distúrbios digestivos, hormonais e outros. Dentre os sintomas psicológicos, citamos: insônia, ansiedade, angústia, depressão, agitação, irritabilidade, distúrbios sexuais, etc. Recebe destaque especial o tratamento do estresse, sendo Crânio-Sacral uma terapia antes de tudo relaxante.


O que é Crânio-Sacral ?

Crânio-Sacral é um sistema formado pelos ossos da cabeça (cranianos e faciais), pelos ossos da coluna vertebral, pelas meninges (membranas que envolvem o encéfalo e a medula) e pelo líquido cérebro espinhal. Esse sistema está ligado a todos os demais sistemas do corpo, tais como : nervoso, muscular, vascular, endócrino, respiratório, etc. Em consequência dessa interligação, qualquer alteração no sistema crânio-sacral interfere em alguma parte do corpo e qualquer distúrbio no corpo altera o sistema crânio-sacral. É caracterizado pela pulsação crânio-sacral, a qual é diversa da pulsação cardíaca e da respiratória. É uma pulsação indispensável para a continuidade da vida e está presente no corpo todo.


A terapia Crânio-Sacral restabelece a plenitude dessas pulsações , por isso mesmo, trata dos distúrbios provocados por sua alteração, sendo este trabalho focado na saúde e bem-estar.

É uma terapia sutil que atinge níveis profundos e inconscientes sem ser invasiva ou ameaçadora. Parte do princípio que o corpo é sábio, e auto curador, e a aplicação terapêutica da Terapia CranioSacral abre os caminhos energéticos que estão bloqueados proporcionando o desimpedimento de traumas e dificuldades que nos impediam de alcançar a harmonia em nosso campo bioenergético. Desta forma, o nosso organismo ajusta o que precisa ser ajustado e podemos ter uma vida mais plena.


Como é feita a Terapia CranioSacral?




O praticante de Terapia CranioSacral usa um toque leve - geralmente menor que o peso de uma moeda - para encontrar restrições e desequilíbrios no sistema craniossacral. Isso é feito através do monitoramento do ritmo do fluido cerebroespinhal em seu fluxo pelo sistema. Estes movimentos podem ser detectados em qualquer parte do corpo, mas com mais facilidade no crânio, sacro e cóccix. Quando o problema é detectado, o terapeuta usa técnicas manuais delicadas para liberar estas áreas e dissipar a pressão desnecessária que estas restrições podem causar ao cérebro e à medula.


Os efeitos positivos da Terapia CranioSacral contam em grande parte com a atividade de autocorreção natural do corpo do cliente. A abordagem com toque leve pelo terapeuta simplesmente induz as forças hidráulicas inerentes no sistema craniossacral a melhorar o ambiente interno do corpo e a fortalecer sua própria habilidade de autocorreção. A Terapia CranioSacral pode ser utilizada juntamente com qualquer outro método terapêutico. Uma sessão de Terapia CranioSacral pode durar de 40 minutos a mais de uma hora. Muitas vezes as cinco primeiras sessões são suficientes para corrigir o problema..


Quando é indicada a Terapia CranioSacral?







A Terapia CranioSacral fortalece a habilidade do corpo para fazer o que ele faz de melhor: cuidar de você.




Algumas indicações para o uso da Terapia CranioSacral:
• Enxaquecas;
• Dores de cabeça;
• Dorres musculares crônicas da coluna vertebral;
• Dificuldades respiratórias;
• Dificuldades de coordenação motora;
• Cólicas;
• Autismo;
• Disfunção do sistema nervoso central;
• Problemas músculo esqueléticos;
• Problemas generalizados nas crianças;
• Dificuldades na aprendizagem;
• Fadiga crônica e dificuldades emocionais;
• Problemas relacionados com stress;
• Problemas do tecido conjuntivo;
• Fibromialgia;
• Disfunções temporo-mandibulares;
• Disfunções neurovasculares e do sistema imunitário, etc

A Terapia CranioSacral pode ser conjugada com outras terapias ou usada individualmente, a terapia integrada é sempre muito mais eficaz, pois tem sempre como objetivo o bem estar do individuo.






Nenhum comentário:

Postar um comentário