quarta-feira, 7 de abril de 2010

QUERO UMA MUDANÇA NA MINHA VIDA, MAS NAO SEI COMO DAR O PRIMEIRO PASSO...


Chega um determinado ponto na vida onde não dá mais para a pessoa ficar em cima do muro. Ela precisa tomar uma decisão e sobre o direcionamento que quer dar a ela.

É o momento em que a pessoa não pode adiar a ajuda de um profissional. Um terapeuta. Porém, não cabe a este profissional decidir pelo cliente. É muito comum que o cliente chegue ao consultório pedindo por essa decisão, é uma forma sutil de se isentar de culpas e de responsabilidades e colocar a culpas e responsabilidades no outro e ainda, pensar que a ajuda vem de fora, do externo. É normal do ser humano. A função do terapeuta será de ajudar a essa pessoa a encontrar sua luz interior. Seu poder. De entender qual decisão é mais adequada para ela, e ajudará no processo de colocar essa decisão em prática.

Qual será então o caminho para a mudança?

Em primeiro lugar um boa avaliação da sua situação: investigar o que está errado. É este o primeiro passo para o terapeuta, que irá orientar a pessoa para sua auto-avaliação. Depois, entramos com estratégias e decisões do que fazer com o resultado, de forma consciente, harmonica, com a auto-estima elevada e forte, ecologicamente, de modo que não prejudique o que está a sua volta, isto é, as pessoas de seu convivío, familiar, profissional, social.

E a terapia?

O primeiro passo na terapia, seja ela TVP, Alinhamento Energético, Hipnose, etc, é a anamnese, que é uma entrevista bem detalhada sobre a vida atual. Consiste em perguntas sobre relacionamentos familiares, sociais, profissionais, vida espiritual, desenvolvimento e fases da vida, conflitos e questões pessoais.

Durante este processo, da anamnese, o cliente começa a desabafar, se abrir com alguém, que além de profissional, lhe transmite segurança e confiança. Uma visão profissional onde não haverá julgamentos, e que as informações tratadas ali são sigilosas. Isso constitui um alívio para a pessoa. E isso é tão forte que muitos não passam dessa etapa, porque só querem desabafar, e perdem uma grande oportunidade de se confrontarem, de eliminar fantasmas, traumas, e de pararem de se sabotar.

A anamnese é uma fonte de insights. Alguns já me relataram que nessa primeira entrevista, já costumam remexer o baú com coisas completamente esquecidas, guardadas no arquivo morto. Isso pode ser bem perturbador para alguns, dependendo de como está a vida no momento. É muito importante o tato, observação e paciência do terapeuta, pois as pessoas são diferente, não dá para ter um modelo para todos os clientes. Algumas costumam ter dificuldades nesse primeiro contato, pois, se vivem de aparência, se mascaram suas emoções, obviamente estão desviando energia para manter um mundo de ilusões, onde possa sustentar a situação que urge mudar.

E então? O que acontece depois da anamnese?
Bom este é o segundo passo: a terapia estratégica. Isto é, que tipo de terapia será aplicado aquele tipo de cliente, a situação que ele quer trabalhar naquele momento, que está afetando o curso da sua vida atual. Ser for a TVP, está irá abordar as vidas passadas e suas influencias na vida atual.
Veja bem, em nossas vivências passadas adquirimos padrões (vícios, sentimentos, emoções) que podem estar se repetindo nesta encarnação. A abordagem de outras vidas, leva o individuo a ressignificação destes padrões. Este é um ponto muito importante, pois muita energia estava presa ali, que por algum motivo, nesta vida criou um link, com o momento passado. É como se abrisse um portal. A partir daí, abre-se um leque. Surgindo assim, tanto energias de magias e obsessores, como relacionamentos mal resolvidos, papéis invertidos, ou traumas. Simplesmente acontecendo por sintonia, isto é, por algum motivo, um trauma no presente, ou forma-pensamento, ou ainda, a provação, um padrão que se repete, justamente para o aprendizado, foi o suficiente para que se sintonizasse com o passado. O acesso a reencarnação passada, libera o individuo dessa energia represada.

É nesse ponto que é importante a intervenção do terapeuta. A partir do momento que o passado vai sendo tratado, o terapeuta vai orientando a pessoa para sua reforma íntima. Novas atitudes na vida que o encaminhem para o equilibrio, para a harmonização.
Algumas pessoas encontram dificuldades e empacam nessa parte, e acabam decidindo continuar em cima do muro, se acomodando na situação e deixando de cumprir sua proposta encarnatoria.
Todavia, o que o espirito precisa vivenciar para sua evolução, vai chegar de uma forma ou de outra. Pelo amor ou pelo sofrimento.

Mas seja qual for a forma da terapia, o foco é a reforma íntima da pessoa. Por isso, TVP, Psidcoterapia Reencarnacionista, Apometria Quântica, Alinhamento Energético, Terapia Multidimencional, Programação Neurolingüística, nenhuma destas técnicas psicoterápicas funcionam como milagres. Como já disse anteriormente, o terapeuta é a mola que vai impulsionar o indíviduo ao seu objetivo: sua mudança de vida, sua reforma íntima, encontrar seu poder e sua luz interior.

Muitas pessoas abandonam a terapia ou declaram: não tenho jeito mesmo, sou assim e vou continuar assim. Acham que não tem jeito e nada tem a fazer. Todos tem seu livre arbítrio e tudo tem um preço a pagar.
Todos nós temos capacidade e aparo divino para tomarmos nossas decisões para o bem estar e evolução de nossas vidas. Logo, para que qualquer pessoa possa mudar sua vida, o primeiro passo deve ser dela. Ela deve manifestar esta vontade. E para mudar, é preciso coragem.

Por este ponto de vista, parece muito simples, não é mesmo? Mas, é. Nós seres humanos é que complicamos. Viemos para sermos felizes, e temos a felicidade dentro de nós, mas também temos a infelicidade. Cabe a nós decidirmos o que queremos dar ênfase.

O que você quer para você?
Paz e luz para todos.
Rita Nogueira
rcsnog@gmail.com
96412855
41055470
41056706